Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de novembro de 2022

Master the Mainframe - Concurso da IBM que "ensina" o pessoal a usar um mainframe!

Atualizacao 2024 09 25 

- Oficina do futuro ja era
- Eu curti usar o VSCode pra mexer no mainframe, mas é melhor continuar no idZ/rDz seila que sigla que tem hoje, enfim, o eclipse pro sistema Z
- o Master the Mainframe virou um Hackton qualquer gameficado, nao gostei e nao participo ha um bom tempo.




 Atualizando em 15.11.2022


Faz alguns anos o 'concurso' esta rolando direto via VSCode com plugins para conectar com o mainframe. O acesso via 3270 ja era. Se nao me engano, tem um curso de Cobol com VsCode que ainda tem opção de conectar via 3270.


O VsCode com os plugins do Zowe é tao legal quanto e tem toda uma pegada 'moderna'


O master the mainframe agora chama, IBM Z Xplore Learning Platform


https://www.ibm.com/it-infrastructure/z/education/zxplore


Não lembro o ultimo que me inscrevi pra ver qualé que era, mas continua muito interessante, recomendação continua valida!


Participe!



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Acho que desde que comecei a trabalhar com mainframe já existia o "concurso".


Eu nunca pude participar como competidor, primeiro porque minha área de formação na graduação não é correlata com computação, sou engenheiro quimico formado pela Unicamp - sim, isso é um grande feito! e segundo não, não tem segundo é só isso mesmo.


Ano passado quando fui trabalhar na Stefanini, entrou uma galera de estagiarios que - tadinhos, foram jogados no fogo e tiveram de se virar pra tentar aprender alguma coisa de mainframe- Ledo engano eles tinha até o livro do Jaime, enfim, falei pra eles do concurso e duns 12 uns 3 fizeram e todos que fizeram ganharam uma camisetinha da IBM - achei da hora!


Sempre que lembro participo e a cada ano o pessoal melhora o esquema, o grosso é operação, mas tem a parte de programação também e sempre mostram ferramentas que eu no meu dia a dia não conhecia. É uma experiência bem da hora! Tem uns exercicios de programação que rola quase que todas as linguagens que já vi rodando num mainframe, tem C, Rexx, Cobol, PL/1, Assembler, Java. Tem Fila MQ, CICS, DB2. Aprende legal a usar o TSO e o PF1 pra ajuda!


Esse ano o site esta bem mais legal de usar, a conexao com o mainframe é direta, nem precisa do putty pra tunelar, só colocar o ip e a porta que já conecta - igual ao mainframe da TIVIT que processa a CIELO!



Figura1: Tela de Logon


O concurso não mudou muito na ultima década, são 3 fases. A primeira de introdução ao TSO e um pouco do que o mainframe consegue fazer, a segunda com muita coisa para operar um mainframe, não requer muito raciocínio (só entender legal o ingles e sair executando) a parte 3 é que é a da hora e que realmente desafia!


O do ano passado ou retrasado mostrou como conectar o BlueMix direto com o mainframe e sair rodando jobs e tals, teve um que mostrou o mongoDB, tem varias paradas que eu com uma década de mainframe desconhecia por completo.


O mais legal é que os sites dos anos anteriores ainda esta ativo por ai na rede, é só dar uma vasculhada que da pra achar e conhecer um pouco mais


http://mtm2016.mybluemix.net/


http://mtm2015.mybluemix.net/


só achei os sites desse ano e do ano passado...


Figura 2 - Tela de Logon no TSO


Figura 3: Logon no UNIX via terminal nao 3270



Um outro lance bem legal que tem aqui em campinas pra pegar a molecada pra ir trampar na IBM de operador 24x7 plantao e horarios a definir pra tirar 1,400 por mes (reais - bruto) é um treinamento da


http://www.oficinadofuturo.com.br/


que rola em julho e janeiro (nas ferias das faculdades) e que introduz um pouco o mundo do mainframe e de lambuja te seleciona pra poder trabalhar lá na IBM em Hortolandia (precisa de ingles fluente tambem - já falei do salario ?!?!!)


Eu fui lá conhecer, a parada é grande, tem uma porrada de silo com varios mainframes, o carinha da visita nem soube precisar quantos, mas só pela quantidade de bateria no no break, do ar condicionado e pelos geradores dá pra sentir que a parada é grande.


A sala de monitoração deles é algo que nem imaginei que pudesse existir, deve ter uns 1000 nego trampando lá, é uma parada umas 20 vezes maior que a do Banco do Brasil, também pudera, respondem por buchas do mundo todo (dolar valorizado, salario de 400 dolares pro brasileiro, um paraiso pros capitalistas!)


Tem desenvolvimento lá tambem (tudo quarterizado, tipo a AT&T contrata a IBM (AMERICA) pra desenvolver/manter alguma aplicação ou algo assim, a IBM (BRASIL) contrata uma "consultoria" que contrata o zé! Não sei como funciona o lucro de multinacionais muito menos o repasse de dinheiro entre elas, mas com toda certeza é uma cadeia linda e os lucros são astronomicos!


Figura 4: Meu crachá de visita da IBM Hortolandia




A IBM é uma baita empresa, mas não pra trabalhar nela no Brasil! Eles se ligaram que o mainframe é um excelente ganha pão há mais de meio século e nesse meio século a galerinha foi ficando velha e desde que teve a onda do downsizing de 1990-2000 o mercado nunca mais foi o mesmo e muito menos pessoas trabalham e são treinadas para trabalhar com mainframe. A


qui no Brasil por exemplo, temos atualmente apenas bancos (cada vez menos deles), adquirentes de cartao de crédito (ops, a Visanet, sic, CIELO esta com um projeto de desligar o mainframe também - boa sorte), grandes varejistas (casas bahia, magazine luiza - ops, mais uma baixa, já desligaram o mainframe 2016). Enfim, no Brasil a parada esta ficando complicada mas ainda tem bastante vaga e muito legado, além de desenvolvimento de coisas novas, mas no resto do mundo onde os dolares mandam tem muito nego com mainframe rodando e sem a menor pretensão de desliga-lo.


A IBM saiu pra treinar a molecada pra poder trabalhar com mainframe, a iniciativa é boa e creio que deve continuar por um bom tempo! Aproveitem! 


Quem sabe um dia eu ainda tenha uma aula de mainframe com o Watson!


----------------------------------------------------------------

Deixa eu aproveitar e deixar aqui uma listinha de manuais de Rexx


https://sites.google.com/site/nuvemdobuga/Rexx_Programmers_Reference.pdf?attredirects=0&d=1


https://sites.google.com/site/nuvemdobuga/rexx%20-%20user%20guide%20-%20ikj4c310.pdf?attredirects=0&d=1


https://sites.google.com/site/nuvemdobuga/REXX%20-%20reference%20-%20ikj4a3a0.pdf?attredirects=0&d=1


https://sites.google.com/site/nuvemdobuga/%5BMichail_Cowlishaw%5D_The_REXX_Language.pdf?attredirects=0&d=1


Nenhum comentário:

Postar um comentário