Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de março de 2015

Dicas para compra de Shapes de Skate

Dicas para Compra de Shapes de Skate

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que cada skatista anda de um jeito diferente. Esse estilo é próprio de cada skatista. Na melhor das hipóteses tem um estilo parecido com o de alguém. Como cada skatista anda do seu jeito é inegável que o shape deve estar adequado às características de quem vai andar com ele.

 

O que é um Shape de Skate?

O shape de skate é a prancha de madeira que juntamente com a lixa, rolamentos, trucks e rodinhas faz o skate propriamente dito. O shape é o componente fundamental do skate (esporte esse que faz a cabeça de milhões de skatistas há 4 décadas).

 

Escolhendo o Shape Certo para Cada Estilo

Para cada vertente do skate existe um shape específico, por exemplo:

Shapes para Iniciantes

- Para iniciantes o melhor é um shape fino (18cm) e leve (1200-1300g), shape chinês não é bom nem dado!

Shapes para Vertical e Street

- Quem anda de vertical usa shapes mais largos (20-21 cm) que os de street (18-19 cm)

Shapes para Freestyle

- Aqueles que ainda andam Freestyle usam shapes com tail e nose quase “quadrados”

Shapes para Manobras e Obstáculos

- Outros que pulam obstáculos/rampas e tal precisam de um shape mais resistente (tem o mito de ser mais pesado ser mais resistente) pois a quebra de shape é muito comum. Ao voltar das manobras tente não fazer muita força, se você suavizar a aterrissagem o shape fica mais conservado, aumentando sua vida útil.

 

Mitos sobre Shapes Leves

E aqui tem um mito que diz que quanto mais leve o skate mais fácil ele quebra e não é bem assim, existem shapes super leves com excelente flexibilidade, mas utilizam além da madeira e resina fibra de vidro, de carbono ou mesmo polímeros de engenharia na sua fabricação e chegam a custar uns 200 reais cada.

 

O Mercado de Shapes no Brasil

Hoje no Brasil já se encontra uma enorme variedade de madeiras para skate, com uma gama de opções que a 10-20 anos jamais se imaginou. Existem diversas marcas disponíveis no mercado, sendo que a maioria é feita na mesma fábrica mudando apenas a estampa no shape (desenho/marca) ou o corte do shape (mais largo, mais fino, mais leve etc), mas isso não é muito divulgado/conhecido e o comprador acaba pagando 70 reais em um shape nacional de primeira da marca A, sendo que a fábrica que fez o shape (que produziu o shape) tem sua própria marca, digamos, marca B e o shape da marca B que é igual ao da A (só muda a estampa) pode ser adquirido por nem metade do preço.

 

Cabe aqui salientar que o mercado de skate está em plena ascensão no país e muitos custos estão envolvidos com uma marca tais como pagamento aos profissionais do skate que andam com artigos da marca, organização de campeonatos, jam’s, tours e tal. Mas acreditamos que mesmo assim não se justifica o dobro do preço para o mesmo produto é basicamente por esse motivo que shapes lisos são “tão baratos”... em média 30 reais nas lojas.

 

Variedade de Modelos e Materiais

Tanto como as marcas existem vários cortes/modelos disponíveis no mercado, com inclinação, comprimento e larguras variadas o que possibilita ao skatista a escolha do mais adequado para cada manobra e estilo.

 

Fabricados com resina epóxi e lâminas de marfim os shapes podem apresentar coloração nas lâminas internas seja por utilização de corantes (processo de banho com corante nas lâminas) ou mesmo utilizada madeiras com coloração natural como no caso da copaíba.

 

Dicas para Comprar Shapes Online

Na hora da compra de um shape pela internet pergunte ao vendedor se ele é resistente, se tem garantia para desfolhamento e furação (não encaixar o truck), se o “Tec” está sequinho e tenha em mente qual o modelo que você procura.

 

Converse com Skatistas Experientes

Antes de comprar a madeira para o seu carrinho, converse com seus camaradas que andam há mais tempo! Eles sempre têm uma “marca” boa de shapes, agora que você já sabe é só descobrir quem fabrica a marca boa e comprar o shape bom!

 

quinta-feira, 5 de março de 2015

Golpes - Segunda via de boleto vencido

Golpe do boleto falso: como funciona e como se proteger

Atualização 2024-09-25

Hoje em dia o post é pra história, visto que os boletos já trazem todos os dados necessários para garantir que você está pagando quem realmente deve receber o seu pagamento, e boleto vencido paga normal em qualquer banco, salvo raríssimas exceções.

Escutei hoje uma que me deixou intrigado com o quanto as pessoas podem ser ingênuas (para não dizer trouxas) ao cair num golpe desses. O golpe é tão simples que beira a perfeição – e, como toda modalidade, tende a evoluir e criar variações!

Ano retrasado (acho) teve greve dos Correios. Minha sogra recebeu um SMS de um número qualquer informando que a fatura dela da NET estava com o vencimento próximo e, devido à greve, o código de barras para pagamento estava no final da mensagem para facilitar.

Fila durante greve dos Correios

Figura 1: Greve dos Correios

Mesmo sendo uma pessoa esclarecida, ela pagou o boleto recebido por SMS no Internet Banking do BB. Só descobriu o golpe quando a fatura seguinte veio como pendente. O golpe foi perfeito para o golpista: contexto favorável (greve), valor esperado, e facilidade do SMS.

Para ilustrar, gerei um SMS fake usando ifaketext.com:

Exemplo de SMS golpe do boleto

Figura 2: Exemplo do SMS recebido

Transcrição da mensagem:
"11-9759-0193
Saudações, em virtude da greve dos correios estamos enviando no final dessa mensagem o código de barras para pagamento de sua fatura no seu banco de preferência. Caso já tenha efetuado o pagamento, desconsidere essa mensagem. O mundo é dos nets! Código de Barras - 10492.99017 21000.200044 00318.516929 1 11575"

O golpe evoluiu: sites falsos de “segunda via de boleto” aparecem no Google. O golpista cria um site que ranqueia bem para “emitir segunda via de boleto vencido” e, ao invés do boleto verdadeiro, gera um para a conta dele. Em poucos dias, milhares de reais são desviados de forma quase impossível de rastrear.

Site falso de atualização de boleto

Figura 3: Site http://www.atualizarboleto.com.br/ visualizado hoje

Outro site falso de boletos

Figura 4: Site http://www.boleto-atualizado.org/ visualizado hoje

Dicas para não cair no golpe do boleto:

  • Evite clicar em links de SMS ou e-mails para boletos. Sempre acesse o site oficial do banco digitando o endereço na barra do navegador.
  • Desconfie de pedidos de pagamento recebidos por SMS, WhatsApp ou e-mail, especialmente em situações de greve ou eventos atípicos.
  • Confira sempre o beneficiário do boleto antes de pagar. Bancos exibem essa informação no Internet Banking.
  • Prefira débito automático ou DDA para contas recorrentes.
  • Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a empresa credora.

Links oficiais dos bancos para atualizar boletos vencidos

Resumo: Golpes de boletos falsos continuam acontecendo, mas com atenção e conferindo sempre o beneficiário e o site de emissão, você evita prejuízos. Prefira sempre os canais oficiais.